TÉCNICAS DO ARTESANATO DE CAPIM DOURADO

Você sabia que existem várias técnicas usadas para a produção do artesanato do capim dourado? Como a COSTURA, a ESTEIRA, a TRANÇA, a CEBOLINHA e a VARINHA.

Se quiser saber mais, pode entrar em contato conosco:
CONTATO: Vanda: +55 63 984412063 (celular ou Whatsapp)   

Adelcina: +55 63 984767221 





Confira aqui algumas dessas técnicas:


COSTURA



A costura é uma das técnicas mais tradicionais. Além de ser uma técnica mais complexa, ela também requer bastante tempo para a manufatura das peças, tendo assim um alto grau artesanal. Ela é usada principalmente para mandalas, suplás, cestos e potes, mandalinhas, bolsa show de bola, chapéus, etc.


ESTEIRA
Essa técnica é como tecer em um tear manual. Ela é usada principalmente para bolsas e carteiras.













TRANÇA
Trançando o capim dourado é possível fazer tranças que são aplicadas para acabamentos de peças de bijuterias e também é uma das técnicas mais usadas para fazer bolsas e cintos.













CEBOLINHA

Para criar as cebolinhas (ou coquinhos) de capim dourado, os fios de capim dourado são habilmente amarrados em várias camadas em torno de um objeto central, geralmente uma bolinha.


 






CORDINHA

Ao retorcer os fios de capim dourado, é possível fazer a cordinha que é usada principalmente para detalhes ou peças de bijuterias.
















VARINHA
Por esse método, um arame de metal é envolto com alguns fios de capim dourado. Assim cria-se uma "varinha" (ou vareta) que serve para ser moldada em várias formas. A varinha é muito utilizada nas bijuterias devido à facilidade de realização de modelos.